image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

A lidar com os primeiros sintomas

Atualizado a 06 janeiro 2021

Gravidez: 6ª semana | 2º mês | 1º trimestre

Se ainda não experienciou nenhum dos sintomas da gravidez, é comum que pela 6ª semana estes se tornem mais evidentes: o cansaço, a sonolência, a sensibilidade nos seios, os enjoos que costumam surgir pela manhã, a azia ou a obstipação. Tudo normal e natural numa gravidez.

Mas há estratégias que podem ajudá-la a ultrapassar esta fase com mais energia e boa disposição. Se colocar na mesa de cabeceira algumas bolachas de água e sal e comer uma ou duas ao acordar, antes de se levantar, vai amenizar os enjoos matinais. Tente também evitar os alimentos e cheiros que costumam desencadear os enjoos.

Se fracionar as refeições ao longo do dia, comendo pequenas quantidades de cada vez, beber água entre elas e optar por alimentos simples e secos, como arroz branco ou torradas, também vai conseguir controlar melhor a azia.

Manter o quarto bem ventilado, repousar sempre que for possível e evitar a cafeína, presente no café e em alguns chás, são truques que a ajudam a regular o ciclo do sono e a ter noites mais tranquilas.

Lembre-se que, na grande maioria dos casos, esta é uma fase muito passageira e com estes truques vai conseguir manter a vitalidade necessária para as semanas de gravidez que ainda estão pela frente. Tudo faz parte deste “estado de graça”!

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar