Gravidez: 40ª semana | 9º mês | 3º trimestre
Cada bebé tem o seu ritmo e, na realidade, a percentagem dos que nascem exatamente na semana prevista não é muito elevada.
Por isso, se chegou às 40 semanas e ainda não tem o seu bebé nos braços, nada de preocupações. O seu obstetra pode explicar todos os contornos e abordar a questão da indução do parto se o bebé demorar mais do que o previsto para nascer.
A indução do trabalho de parto pode ser realizada de várias formas, sendo a mais comum a utilização de prostaglandinas (hormonas sintéticas que provocam as contrações e ajudam a relaxar o colo do útero, para que inicie a dilatação), que podem ser aplicadas por via vaginal, oral, sublingual ou intracervical (dentro do colo do útero).
Para fazer o rompimento das águas, como é vulgarmente conhecido, é utilizado um instrumento semelhante a uma agulha de crochet que, introduzido pela vagina, faz uma pequena incisão na membrana amniótica e rebenta a bolsa de águas. Desta forma, a cabeça do bebé desce mais rapidamente, aumentando a pressão sobre o colo do útero e acelera a dilatação e as contrações.
A injeção de ocitocina, a hormona segregada pelo hipotálamo, por via endovenosa vai provocar as contrações e estimular a expulsão do bebé.
Agora é hora de dizer: Bem-vindo bebé e parabéns papás!
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.