image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

2º trimestre a todo o vapor

Atualizado a 16 janeiro 2021

Gravidez: 16ª semana | 4º mês | 2º trimestre

O 2º trimestre está em velocidade de cruzeiro. Bebé e barriga não param de crescer, mas o estado de graça também tem o seu revés.

É natural que experiencie sintomas como a obstipação, reflexo da maior presença da hormona progesterona, que diminui o trânsito intestinal. Saiba também que a ingestão dos suplementos de ferro usados para tratar a anemia têm como efeito secundário potenciar a prisão de ventre.

Para evitar esse desconforto e manter um trânsito intestinal saudável, opte por uma alimentação rica em fibras, presentes nos hidratos de carbono integrais, beba muita água e mantenha a atividade física se não houver nenhuma contraindicação médica.

Estes são também os truques para prevenir as hemorroidas que afetam muitas grávidas.

A atividade física moderada também vai ajudar a regular algum distúrbio do sono que apareça decorrente do natural crescimento da barriga.

É verdade que encontrar uma posição confortável começa a ser difícil, mas dormir sobre o lado esquerdo do corpo vai melhorar a circulação, o que pode ajudar a minimizar as possibilidades de desenvolver edema (inchaço) e varizes.

Outro lado menos simpático da gravidez é a incontinência urinária. Cerca de metade das grávidas pode experienciar episódios de incontinência urinária durante gravidez. Com o crescimento do bebé, o útero vai exercendo mais pressão sobre a bexiga e estes episódios podem ocorrer.

Uma solução que se tem revelado muito eficaz na prevenção da incontinência urinária são os exercícios de contração e relaxamento dos músculos do pavimento pélvico, os chamados exercícios Kegel. São simples e podem ser feitos em casa, num momento em que possa estar concentrada, sem distrações à sua volta.

Sente-se numa cadeira e imagine que está a urinar. Contraia os músculos pélvicos, como se quisesse parar o xixi, contando lentamente até cinco. Depois, contando novamente até cinco, descontraia lentamente os músculos. Repita o exercício 10 a 15 vezes, 3 vezes por dia. São, de facto, exercícios simples e de eficácia comprovada.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar