image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

2ª ecografia: hora de dizer, de novo, “olá, bebé”

Atualizado a 20 janeiro 2021

Gravidez: 20ª semana | 5º mês | 2º trimestre

Pela 20ª semana é altura de ver mais uma vez o feto, que é como quem diz, fazer a segunda ecografia. Os pais estão ansiosos por olhar de novo para o bebé, vê-lo mexer, saber se está saudável, se já dá para perceber se é menino ou menina e até pensam se já dá para ver com quem se parece mais.

Esta é considerada a ecografia mais importante da gravidez, a ecografia morfológica. Este exame, realizado entre as 18 e as 24 semanas, tem como principais objetivos avaliar pormenorizadamente a anatomia fetal, verificar o ritmo de crescimento do bebé, determinar a localização placentar e quantificar o líquido amniótico. A avaliação rigorosa da anatomia fetal permite detetar a maior parte das malformações congénitas, mas não todas. Existem algumas doenças, felizmente raras, cujo diagnóstico pré-natal não é possível pela ecografia. Neste exame é também efetuada a medição do comprimento do seu colo do útero que permite definir o risco do bebé nascer antes das 37 semanas. E, claro, saber com toda a certeza se é menino ou menina.

Além da ecografia morfológica, o seu médico também pode dar-lhe indicação para realizar um ecocardiograma fetal, ecografia dirigida especificamente ao coração do bebé, sobretudo se a gravidez resultar de um tratamento de infertilidade ou se tiver mais de 35 anos.

Como vê, será recolhida muita informação que lhe dá mais certezas sobre como se está a desenvolver o seu filho.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar