Gravidez: 20ª semana | 5º mês | 2º trimestre
Pela 20ª semana é altura de ver mais uma vez o feto, que é como quem diz, fazer a segunda ecografia. Os pais estão ansiosos por olhar de novo para o bebé, vê-lo mexer, saber se está saudável, se já dá para perceber se é menino ou menina e até pensam se já dá para ver com quem se parece mais.
Esta é considerada a ecografia mais importante da gravidez, a ecografia morfológica. Este exame, realizado entre as 18 e as 24 semanas, tem como principais objetivos avaliar pormenorizadamente a anatomia fetal, verificar o ritmo de crescimento do bebé, determinar a localização placentar e quantificar o líquido amniótico. A avaliação rigorosa da anatomia fetal permite detetar a maior parte das malformações congénitas, mas não todas. Existem algumas doenças, felizmente raras, cujo diagnóstico pré-natal não é possível pela ecografia. Neste exame é também efetuada a medição do comprimento do seu colo do útero que permite definir o risco do bebé nascer antes das 37 semanas. E, claro, saber com toda a certeza se é menino ou menina.
Além da ecografia morfológica, o seu médico também pode dar-lhe indicação para realizar um ecocardiograma fetal, ecografia dirigida especificamente ao coração do bebé, sobretudo se a gravidez resultar de um tratamento de infertilidade ou se tiver mais de 35 anos.
Como vê, será recolhida muita informação que lhe dá mais certezas sobre como se está a desenvolver o seu filho.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.