image
image;
voltar Gravidez e Saúde Infantil

1ª consulta pré-natal: tirem todas as dúvidas

Atualizado a 11 janeiro 2021

Gravidez: 11ª semana | 3º mês | 1º trimestre

É por volta da semana 11 que acontece a primeira consulta pré-natal e este é o momento perfeito para o casal tirar todas as dúvidas sobre o que esperar das restantes semanas de gravidez, do parto e pós-parto. É importante que façam uma lista de tudo o que pretendem ver esclarecido, para que não fique nenhum assunto por abordar.

Em conjunto anotem as dúvidas. Nós ajudamos com a partilha de algumas as sugestões:
Quanto tempo tenho de gravidez?
Posso praticar exercício físico?
O que posso e não posso comer?
A que sintomas devo estar atenta para detetar possíveis complicações? Já é possível prever a data do parto?
Posso viajar?
Que cuidados tenho de ter no trabalho? Que cuidados devo ter com a pele?
Que vitaminas devo tomar?

Devem estar preparados porque o médico obstetra também vai fazer perguntas nesta consulta. E muitas. Vai querer saber quais os antecedentes familiares da mãe e do pai e sobre a existência de possíveis doenças hereditárias. Por isso, é melhor falarem com os futuros avós, não vá existir alguma história familiar de doenças que desconheçam ou simplesmente não se lembrem.

E já que falámos em lista, é também boa ideia, se for o caso, a mãe levar uma lista do seu historial, pois o especialista também vai querer saber os antecedentes médicos que possam influenciar o decorrer da gravidez, como a presença de diabetes, hipertensão ou doenças da tiroide.

Nesta consulta, será avaliada a tensão arterial, o peso e também, eventualmente, realizado o exame ginecológico, caso o teste de Papanicolau não esteja em dia.

Se ainda não o fez, o seu médico obstetra vai solicitar um conjunto de análises ao sangue e à urina para determinar o seu grupo de sangue, um hemograma para excluir uma eventual anemia, verificar a imunidade à toxoplasmose e à rubéola, e serologias à hepatite B e C, sífilis e ao vírus da imunodeficiência adquirida (VIH).

Em resumo, aproveitem esta consulta para acalmar alguma ansiedade provocada pelas dúvidas que pairam nas vossas cabeças. Mais esclarecidos e descansados vão conseguir aproveitar ainda melhor o momento único que estão a viver.

Programa Bebé Médis

Descubra este programa dedicado a todos os pais e futuros pais!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar