image
COMPREENDI
image
Mais Médis Dieta e Nutrição

Será que tem intolerância à lactose?

Atualizado a 10 abril 2019

Nota que, quando consome leite ou alguns dos seus derivados, fica com desconforto abdominal, náuseas ou flatulência? Então, talvez faça parte do grupo de pessoas que sofre de intolerância à lactose. Mas não se aflija, é mais comum do que pensa: a nível mundial, cerca de 70% dos adultos a tem.

Em Portugal, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, um terço da população é intolerante à lactose. E não se confunda: ser intolerante ao leite não é sinónimo de ser alérgico. A alergia é provocada por uma reação química no organismo, e não por uma deficiência enzimática, como no caso da intolerância à lactose.

Viver sem lactose

Os laticínios são fontes de cálcio, mas não os consumir não significa ter em défice este nutriente. Para tal, os intolerantes à lactose devem apostar noutros alimentos que lhes forneçam o aporte de cálcio necessário.

É o caso de alguns sumos e bebidas vegetais (como a de amêndoa, soja ou aveia), peixe que se possa comer a espinha (o de conserva, como as sardinhas ou peixe miúdo), vegetais de folha verde-escura (como o agrião, espinafres ou couve portuguesa) ou frutos secos (como o figo).

Hoje em dia o mercado tem-se adaptado aos intolerantes de lactose, disponibilizando já uma grande gama de produtos livres dela. O truque é ler atentamente os rótulos.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar