image
COMPREENDI
image
voltar Dieta e Nutrição

Alimentação saudável para o coração

Atualizado a 15 maio 2019

Adotar uma alimentação saudável é uma questão de saúde. E, deste ponto de vista, as escolhas de alimentação que fazemos diariamente são fundamentais para diminuir o risco de doenças não transmissíveis, a principal causa de morte no planeta. Entre estas, o destaque vai para as doenças cardiovasculares, as principais responsáveis pelo maior número de mortes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardíacas são responsáveis por cerca de 31% da mortalidade a nível global.

Se faz sentido que se adotem comportamentos saudáveis como deixar de fumar ou praticar exercício físico, aquilo que escolhemos comer a cada refeição vai fazer a diferença na saúde do coração.

Compras e organização

É no mercado, ou no supermercado, que começa a alimentação saudável. E aqui, as escolhas que fazemos são fundamentais. Faça uma lista e siga-a. Se tem dificuldade em conter-se na secção das bolachas ou dos doces deixamos-lhe aqui uma dica comum: evite ir às compras de estômago vazio.

Tente ir com tempo às compras e ganhe o hábito de ler os rótulos das embalagens. Na tabela nutricional das quantidades de gordura, açúcares, sal ou sódio. Procure baixas quantidades destes ingredientes. Organize um menu semanal de modo a organizar as suas compras e a evitar a monotonia. Outra dica: ao jantar cozinhe uma dose extra a contar com o almoço do dia seguinte.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar