image
COMPREENDI
image
Mais Médis Dieta e Nutrição

A cultura da alimentação saudável

Atualizado a 06 novembro 2018

Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis (8 novembro)

 

Esta iniciativa, promovida pela Comissão Europeia, pretende sensibilizar pais e educadores para a necessidade de práticas alimentares saudáveis, nomeadamente entre as crianças. O objetivo principal é travar a marcha crescente da taxa de excesso de peso e obesidade entre a população infantil e promover uma alimentação saudável.

Obesidade em Portugal

Campanhas como a do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis têm produzido frutos. De acordo com o último relatório da Childhood Obesity Surveillance Initiative (COSI) da Organização Mundial da Saúde (OMS), registou-se em Portugal uma redução das prevalências de excesso de peso (7,2%) e obesidade infantil (3,6%) relativamente aos dados observados de 2008 a 2016. 

Além dos dados relativos a estes indicadores, foram analisados ainda fatores como a atividade física, os comportamentos sedentários e a atividade escolar:

Mesmo assim, há um longo caminho a percorrer. Em 2016, 30,7% das crianças portuguesas entre os 6 e os 8 anos tinha excesso de peso e 11,7% obesidade. Estes valores representam um dos níveis mais elevados entre os países europeus.

Daí que iniciativas como reduzir a pressão do marketing de produtos alimentares sobre as crianças, através de mecanismos regulatórios, se tenham vindo a tornar uma estratégia das autoridades.  

Glossário de ingredientes

Para podermos conceber uma alimentação saudável para as nossas refeições temos de ter em conta que os alimentos são compostos por nutrientes que são processados pelo organismo.

Muitas vezes esses nutrientes estão inscritos nos rótulos dos produtos que compramos no supermercado.

Elaboramos aqui um breve glossário que o pode ajudar na escolha diária de produtos:

Dieta Mediterrânica

Em 1986 o nutricionista norte-americano Ansel Keys publicou um estudo onde demonstrava a relação direta entre o consumo de gorduras e a incidência da doença coronária.

A investigação denominava-se “Seven Countries Study”, e verificou que, no Mediterrâneo, apesar de haver um elevado consumo de gorduras, o número de pessoas que morriam por enfarte do miocárdio era relativamente baixo. E o principal “responsável” era… o azeite, essa simples gordura insaturada tão comum nos países do Mediterrâneo.

O conceito foi alargado e hoje é mais conhecida como Dieta Mediterrânica, Património Cultural Imaterial da UNESCO, e referência para uma alimentação saudável. A Dieta Mediterrânica considera um cabaz de determinados alimentos e a frequência da sua ingestão. Deste modo deve-se consumir:

Métodos de confeção saudáveis

Os métodos de confeção determinam, em grande medida, a qualidade nutricional das refeições que consumimos. Por norma deverão utilizar-se a cozedura, em água ou a vapor, assim como os assados ou estufados com pouca gordura.

Caso opte por um estufado lembre-se de não adicionar gordura ao preparado, uma vez que alimentos como a carne de vaca ou de porco contêm já, naturalmente, gordura suficiente. Os refogados devem ser breves para não degradar a gordura. Por outro lado, o calor pode destruir cerca de 15% a 20% dos nutrientes dos vegetais.

Por outro lado, alguns vegetais podem até beneficiar da confeção. Um estudo sugere que a confeção de tomates, por exemplo, permite a libertação de antioxidantes que facilitam a absorção de nutrientes pelo organismo. Outro método de confeção saudável são os grelhados, uma vez que dispensam a adição de gordura.

No entanto deve ter em atenção o consumo de carne a altas temperaturas. As temperaturas elevadas podem resultar numa reação química entre a gordura da carne e a sua proteína, dando origem a toxinas que desequilibram os antioxidantes do organismo, podendo contribuir para o risco de doenças cardiovasculares e para a diabetes.

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar