image
COMPREENDI
image
Mais Médis Dieta e Nutrição

A alimentação saudável como garantia de saúde

Atualizado a 11 fevereiro 2019

Dia Mundial do Doente
(11 fevereiro)

Desde o dia 11 de fevereiro de 1993 que se celebra o Dia Mundial do Doente. Neste sentido, refletimos sobre a alimentação saudável dos portugueses e a sua influência na saúde geral da população. Por outro lado, somos um dos países “subscritores” da Dieta Mediterrânica, Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A cultura portuguesa sempre girou à volta da mesa. Mas, nos últimos tempos, parece que nos temos vindo a distanciar dessa tradição, que tem, na sua génese, a “receita” para uma alimentação mais equilibrada e saudável. Apesar de algumas estatísticas menos animadoras, algumas tendências de consumo parecem fazer luz sobre o futuro da alimentação em Portugal. Vejamos o que podemos aprender com a tradição para reescrevermos o nosso próprio destino.

Retrato da alimentação em Portugal

Em 2017 foi realizado o maior inquérito nacional sobre o que comemos. O Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física de 2015-2016, realizado pela Universidade do Porto, dividiu a população portuguesa em grupos etários. A saber: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar