A COVID-19 obriga-nos a reduzir as saídas de casa e a repensar alguns hábitos, como a compra de alimentos. Mas será que sabe o que deve contemplar na sua lista de supermercado?
O “novo normal”, em que devemos passar mais tempo resguardados em casa, não é desculpa para uma alimentação menos cuidada. E se é verdade que a COVID-19 não pode ser combatida através dos alimentos, também é verdade que uma rotina alimentar saudável pode fortalecer o sistema imunitário, tornando o organismo mais capaz de recuperar em caso de doença.
Porque neste momento as saídas de casa devem continuar a ser reduzidas, é importante que organize bem as idas ao supermercado, caso não seja possível fazer as compras online para evitar deslocações, e que não tenha dúvidas sobre como escolher os alimentos ideais e como os tratar.
A COVID-19 transmite-se através dos alimentos?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existem atualmente evidências científicas de que exista contágio da COVID-19 através do consumo de alimentos, sejam eles cozinhados ou crus.
Além disso, o historial existente no que se refere a outros coronavírus demonstra que a transmissão não ocorreu através de alimentos. Existem, contudo, algumas recomendações que deve seguir relativas a boas práticas de higiene e segurança alimentar.
Cozinhar com segurança
Fontes utilizadas:
Direção-Geral da Saúde | Direção-Geral da Saúde | Direção-Geral da Saúde | Organização Mundial de Saúde | Direção-Geral da Saúde