image
COMPREENDI
image;
voltar Cancro

Obesidade: um rastilho para o cancro?

Atualizado a 20 fevereiro 2020

O excesso de células gordas no organismo pode ser um fator que aumenta o risco de cancro. Quem o diz é a ciência e nós explicamos esta relação.

Cancro e obesidade. Dois problemas de saúde de que muito se ouve falar e que podem estar relacionados, como revelou um estudo publicado no British Medical Journal, intitulado “Adiposity and cancer at major anatomical sites: umbrella review of the literature”, e, mais recentemente, a pesquisa “Global patterns in excess body weight and the associated cancer burden”, publicada no American Cancer Society Journal.

O cancro é uma das principais causas de morte no mundo, enquanto a prevalência da obesidade mais do que duplicou nos últimos 40 anos, prevendo-se que venha a aumentar ainda mais no futuro. Portugal, em particular, é um dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) cuja taxa de obesidade é das mais elevadas.

58 199

foi o número de casos de cancro em Portugal, ocorridos apenas em 2018, segundo dados da International Agency for Research on Cancer

No relatório Health at a Glance 2019, da OCDE, aparece em 4.º lugar, juntamente com a Finlândia, na lista de países com maior taxa de população com excesso de peso (inclui obesidade), quando comparados com a média da OCDE (55,6% contra os 67,6% de Portugal e Finlândia).

Os riscos da obesidade para a saúde são vários: desde doenças crónicas, como a hipertensão, diabetes tipo 2 ou níveis anómalos de lípidos no sangue (dislipidemia), à correlação com alguns tipos de cancro.

Estilo de vida saudável

Esta é a solução para evitar a obesidade e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de cancro. É que este pode dever-se a fatores genéticos (nos quais nada pode ser feito) — apenas 10% dos casos dos cancros são genéticos — ou comportamentais (como o estilo de vida), e, neste último caso, existem formas de o prevenir.

Segundo o SNS, adotar um estilo de vida saudável permite evitar metade dos casos de cancro.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar