image
COMPREENDI
image;
voltar Cancro

Nova esperança para prevenir metástases

Atualizado a 26 maio 2020

novas estratégias terapêuticas

Esta descoberta poderá contribuir para melhor entender a complexidade das moléculas envolvidas no cancro, de forma a que o carcinoma se torne menos agressivo.

Na sua investigação, a equipa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto (i3S) e do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriu quais são os sinais emitidos no ambiente tumoral responsável pela capacidade migratória das células cancerígenas que dão origem às metástases, a principal causa de mortalidade dos doentes oncológicos.

A capacidade migratória das células depende de um processo em que as células cancerígenas perdem a capacidade de se ligar a outras, tornando-se independentes e adquirindo então capacidade para migrar. Contudo, este processo raramente é concluído, as células híbridas apresentam resistências aos tratamentos de quimioterapia, podendo formar novos tumores.

Este estudo possibilitou a descoberta das moléculas e dos sinais existentes no ambiente celular que dão instruções às células cancerígenas para invadir o corpo, sinais esses que podem ser usados para matar células cancerígenas híbridas e impedir a formação de novos tumores, tornando-se alvos para novas estratégias terapêuticas.

Estes são os objetivos da pesquisa desenvolvida pelas equipas de cientistas lideradas por Florence Janody, do i3S, e por Claudine Chaouiya, do IGC. Os investigadores criaram uma célula computacional virtual, com várias moléculas interagindo umas com as outras, criando um modelo que fornece previsões que foram depois testadas em células humanas.

Estas experiências abrem a possibilidade de novos caminhos para evitar as metástases e a formação de novos tumores, segundo os investigadores.

Tenho Cancro. E depois? é um projeto editorial da SIC Notícias com o apoio da Médis.

Proteção Oncológica Reforçada

Uma nova forma de lutar contra o cancro

  10 image

Pode também ler

Ver mais artigos

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

O meu Seguro de Saúde está aqui

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar