image
COMPREENDI
image;
voltar Cancro

Exercício físico em estudo: doentes oncológicas no ginásio

Atualizado a 06 novembro 2020

Exercício físico em doentes com cancro: inimigo ou aliado?

Durante muitos anos, os doentes oncológicos não praticavam desporto por debilidades físicas, sobretudo durante a fase de tratamentos de quimioterapia, ou por receio de agravar o estado da doença. Experiências mais recentes vieram confirmar precisamente o contrário: a ginástica não é só física e psicologicamente aconselhável como reduz o risco de desenvolver certos tipos de cancros.
Em Guimarães está a ser feito um estudo precisamente para entender melhor os efeitos do exercício físico na qualidade de vida de um grupo de mulheres com cancro da mama. É este o tema da segunda reportagem da série “Tenho Cancro. E Depois?”, emitido no Jornal da Noite de sábado, dia 31 de outubro.

Tiago Rafael Moreira, doutorando em Ciências do Desporto, dirige o estudo e a aula que junta um grupo de mulheres no ginásio do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Ainda em tratamento ou já sobreviventes de cancro da mama, as alunas chegam unidas nos problemas, na vontade e nos objetivos. Duas vezes por semana encontram-se na ginástica para, durante a hora, exercitar o corpo, reforçar os músculos, estimular a função
respiratória e cardíaca e, não menos importante, deixar libertar a mente. Os efeitos do exercício físico - da recuperação da mobilidade às funções cardíacas -, são recolhidos e integram o trabalho, cujas primeiras conclusões apontam para melhorias significativas da saúde e da qualidade de vida destas doentes.

Para ver a primeira reportagem desta série clique aqui.

Tenho Cancro. E depois? é um projeto editorial da SIC Notícias com o apoio da Médis.

Proteção Oncológica Reforçada

Uma nova forma de lutar contra o cancro

  10 image

Pode também ler

Ver mais artigos

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

O meu Seguro de Saúde está aqui

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar