Sensibilizar para prevenir
É fundamental que os jovens tenham acesso à informação sobre o HPV, responsável pelo cancro do útero, antes de iniciarem a atividade sexual.
Promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) , a campanha decorreu em 35 escolas e pretendeu sensibilizar os jovens para as doenças relacionadas com o HPV.
"A prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual. Nesse contexto, considerámos que o ambiente escolar seria uma boa oportunidade para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva", explica Vítor Rodrigues, presidente da LPCC, destacando a importância da prevenção através da vacinação.
A campanha "HPV e Quê?" envolve uma carrinha Airstream que se desloca às escolas e à volta da qual decorrem várias atividades dirigidas aos alunos como apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV; promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações aos alunos; distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada; presença de um profissional de saúde para esclarecer as dúvidas colocadas pela comunidade escolar; presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs e partilhando fotos, vídeos e insta stories com a restante comunidade e distribuição de folhetos com informação sobre o que o HPV, quais os riscos que representa, como se transmite e como se previne.
Em parceria com as associações para o Planeamento da Família, de Planeamento Familiar (APF) e Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetricia e Ginecologia (FSPOG), a campanha integrou também várias atividades pedagógicas nas escolas do 3º ciclo e secundário.
As campanhas da LPCC sobre os mais diversos temas ligados à prevenção envolveram já mais de 400 mil alunos do ensino secundário.
Tenho Cancro. E depois? é um projeto editorial da SIC Notícias com o apoio da Médis.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.