image
COMPREENDI
image
voltar Cancro

Cancro do ovário: dispositivo permite deteção através de gota de sangue

Atualizado a 06 abril 2018

No âmbito do diagnóstico do cancro do ovário, um grupo de portugueses encontra-se inserido num projeto internacional, com o objetivo de desenvolver um dispositivo portátil que permita identificar o cancro do ovário em poucos minutos, através de uma gota de sangue.

Segundo apurou a Agência Lusa, esta tecnologia encontra-se em fase de otimização, tendo sido distinguida com o Prémio de Inovação em Saúde i3S – Hovione Capital.

Inês Pinto, investigadora do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia de Braga, entidade que integra o referido projeto:

O desenvolvimento deste dispositivo "vai permitir lutar contra a deteção tardia do cancro do ovário que, regra geral, mais de 75% dos casos, é apenas diagnosticado em estados avançados, estando ainda associado a uma elevada taxa de mortalidade".

Como funciona?

Este dispositivo utiliza pequenas amostras minimamente invasivas de sangue (dois ou três microlitros), possibilitando assim a obtenção de uma análise em poucos minutos, explica a investigadora Inês Pinto.

O resultado é conseguido através da verificação da existência de um biomarcador "inovador", identificado pela equipa de investigadores.

Os produtos indicados no artigo poderão não estar cobertos pelo seguro de saúde, assim deverá ver as condições do seu contrato.

Fontes utilizadas:
Observador.ptSPOncologia.ptCancer.org

Pode também ler

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar