image
image;
voltar Cancro

Cancro colorretal: o rastreio é essencial

Atualizado a 08 abril 2021

Em Portugal, o cancro colorretal ocupa o segundo lugar em termos de mortalidade por cancro. São mais de dez mil novos casos por ano e cerca de 11 mortes por dia.

Apesar destes números, o cancro colorretal pode ser prevenido com a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada (aumentando o consumo de frutas, legumes e cereais) e a prática de atividade física regular. Não fumar e evitar bebidas alcoólicas também estão associados a um menor risco da doença. Adicionalmente, é importante apostar no rastreio regular a partir dos 50 anos de idade.

Este é dos poucos cancros em que podemos fazer o rastreio, diminuindo a sua incidência e mortalidade, e o seu diagnóstico precoce permite diminuir o sofrimento e a mortalidade. Uma das evidências mais importantes do diagnóstico na fase inicial da doença é o facto de metade destes doentes continuarem vivos cinco anos depois do diagnóstico. Por oposição, apenas 10% estarão vivos se a doença já estiver disseminada no organismo aquando da sua descoberta.

Conhecendo agora dois dos principais exames de rastreio do cancro colorretal, o importante a reter é que, mesmo que a pessoa se sinta bem e não tenha queixas, deve fazer o rastreio e conhecer as consequências de uma eventual recusa em não aderir ao mesmo. Relembramos que o cancro colorretal é o segundo tipo de cancro que mais mata em Portugal. O rastreio e a deteção precoce são mesmo essenciais.

Conheça a campanha 50+ e faça o rastreio do cancro colorretal numa das farmácias aderentes. Esta campanha, que decorre até 14 de abril, foi pensada para a população que tem entre 50 e 74 anos e destina-se a quem não tenha sintomas, histórico de doença intestinal nem familiares de 1.º grau com cancro colorretal. Consulte as farmácias aderentes em medis.pt/cancro-colorretal e esclareça as suas dúvidas através da Linha Médis ou junto do seu farmacêutico.

Rastreio do Cancro Colorretal

A partir dos 50, faça o rastreio do cancro colorretal. É mais simples do que se pode imaginar e pode salvar a sua vida!

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar