2. Ajuda na perda de peso
Embora não seja uma modalidade aeróbica intensa, o pilates pode ajudar na perda de peso ao aumentar a massa muscular e melhorar o metabolismo. Com a prática regular, um dos benefícios do pilates relaciona-se com a perda de peso e o aumento da massa muscular.
3. Aumenta a flexibilidade
Os alongamentos presentes nos exercícios de pilates aumentam a amplitude de movimento das articulações e a flexibilidade muscular, prevenindo lesões. Se tem pouca flexibilidade, não desista logo à primeira e seja resiliente com o pilates. A sua flexibilidade muscular vai aumentar, assim como a mobilidade das articulações, o que diminui a probabilidade de lesões.
4. Alivia dores de costas
Estudos indicam que o pilates ajuda a reduzir dores lombares, graças ao fortalecimento do core e à melhoria da mobilidade. No contexto de pilates clínico, há exercícios de pilates específicos adaptados a cada caso. De acordo com um estudo publicado no Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, o grupo de participantes nesta pesquisa que sofria de dores lombares sentiu um alívio significativo das mesmas após realizar um programa de pilates durante quatro semanas. Tal acontece por esta técnica fortalecer o núcleo de músculos que apoia as costas, mantendo-nos alinhados.
Mas atenção: nem todos os tipos de dor de costas podem usufruir destes benefícios do pilates. Por isso, é importante consultar primeiro o seu médico e perceber se é vantajoso para o seu caso.