image
COMPREENDI
image
voltar Bem-estar e Desporto

O ponto de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Atualizado a 12 fevereiro 2019

Existem alturas em que a vida pessoal e profissional parecem sobrepor-se. Sobretudo com as novas tecnologias, em que o email está sempre no “nosso bolso”, e, entre o envio de um SMS para um amigo, acabamos por aceder a informação de trabalho — por vezes, até, de forma inconsciente.

Parece tudo normal, até ao ponto em que nos começamos a sentir sufocados, ansiosos e com a sensação de dívida para com a família e amigos. Nestas alturas, o ponto de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional já foi ultrapassado. Respire fundo, leia este artigo, avalie a sua situação e mantenha a calma. Ainda há volta a dar.

Defina limites e prioridades

No Randstad Employer Brand Research 2018, 53% dos portugueses inquiridos respondeu que, perante uma decisão de emprego, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional que este oferecia era dos fatores mais importantes, seguida pela estabilidade de carreira (52%). Em primeiro lugar, vinha o salário e benefícios (66% dos portugueses inquiridos).

De acordo com o report, estes são valores partilhados a nível mundial que, juntamente com o “bom ambiente de trabalho”, se transformam nos quatro fatores importantes aquando da procura de trabalho. Ou seja, hoje em dia, os trabalhadores valorizam bastante a relação vida pessoal/vida profissional.

Equilibrar este binómio não é impossível. Um dos truques que pode ajudar a conseguir esta equidade na balança relaciona-se com o saber estabelecer limites, quer no trabalho, quer na vida pessoal.

Conciliar a vida pessoal e profissional

Trabalho ou família e amigos? Na verdade, não precisa de abdicar nem de um nem de outro. Basta saber conciliar a vida pessoal e profissional:

PODE TAMBÉM LER

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar