COMPREENDI
Mais Médis Bem-estar e Desporto

Exercício nos dias de verão

10 julho 2018

Cuidados na prática do exercício físico em dias quentes

Com o aumento das temperaturas, é essencial adotar alguns cuidados extra para praticar exercício físico de forma segura em dias quentes. 

O impacto do calor no organismo

Certamente que ao praticar exercício físico em dias quentes já notou que se sente mais cansado e que o coração bate mais depressa do que é costume. Não é impressão. É que para manter a temperatura corporal equilibrada, isto é, a 37°C, o organismo envia mais sangue para circular pela pele, de modo a refrescar o corpo. Como consequência, há menos sangue nos músculos, o que leva ao aumento da frequência cardíaca. Além disso, se a humidade também for alta, o “corpo enfrenta um stress adicional, pois o suor não evapora imediatamente da pele. Tal faz aumentar ainda mais a temperatura do corpo”, explica a Mayo Clinic.

No limite? Esteja atento aos sinais

Ao praticar exercício físico em dias quentes, o organismo vai estar constantemente a ajustar a temperatura corporal, para que não aconteçam efeitos secundários. Mas tal como uma máquina se avaria, também este sistema natural de refrigeração pode falhar. Em situações extremas de exposição ao calor intenso, “podem surgir doenças relacionadas com o calor, como cãibras por calor, esgotamento devido ao calor e golpes de calor”, explica a Direção-Geral da Saúde. Estas situações podem ser graves, obrigando, por vezes, a cuidados médicos de emergência. Contudo, elas apresentam sintomas aos quais deve estar atento e parar de imediato a prática de exercício físico sempre que eles ocorram:

- Cãibras musculares;
- Náuseas ou vómitos;
- Sensação de fraqueza;
- Fadiga;
- Dores de cabeça;
- Suor excessivo;
- Tonturas ou vertigens;
- Confusão;
- Irritabilidade;
- Pressão sanguínea baixa;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Problemas visuais.

6 cuidados a ter em dias quentes

Para que não coloque a sua saúde em risco e possa praticar em segurança exercício físico em dias quentes, indicamos-lhe algumas estratégias-base que não deve preterir:

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar