image
COMPREENDI
image
Mais Médis Bem-estar e Desporto

Depressão sazonal: não se deixe afetar

Atualizado a 11 dezembro 2018

Frio, dias cinzentos e mais curtos, que se traduzem em menos luz. Esta é a caracterização de um dia tipicamente invernoso. Para algumas pessoas, é mais do que isso: é sinónimo de mal-estar patológico.

É a chamada depressão sazonal - também designada por desordem afetiva sazonal - que tende a desaparecer quando a estação das flores começa a surgir.

O QUE É?

Internacionalmente designada por seasonal affective disorder (SAD), é um tipo de depressão que está relacionada com as mudanças de estação. Por isso, acontece sempre na mesma altura do ano: começa no outono, prolongando-se pelo inverno.

De acordo com a Mayo Clinic, este tipo de depressão pode ocorrer também na primavera e no verão, ainda que seja menos habitual.

PRINCIPAIS SINTOMAS

A depressão sazonal afeta, sobretudo, os países do hemisfério norte — como é o caso de Portugal —, não escolhendo idade, sexo ou posição socioeconómica. Contudo, é mais comum na idade adulta e no sexo feminino, apesar de ser mais acentuada nos homens. Há ainda quem tenha maior probabilidade de a desenvolver por uma questão genética.

Relacionados

Ler mais

O meu Seguro de Saúde está aqui

Descarregar a aplicação Médis para o meu smartphone

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

contactos

Para que possa avançar para a sua área pessoal, por favor, atualize os seus contactos.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre o estado dos seus pedidos de Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar