image
COMPREENDI
image
voltar Bem-estar e Desporto

Como promover a saúde ocupacional no local de trabalho?

Atualizado a 07 outubro 2019

Em média, passamos cerca de um terço do dia a trabalhar. Essa realidade “obriga” a apostar em estratégias que promovam um ambiente laboral mais saudável, potencializando a melhoria de vida e do bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os benefícios dessas políticas de saúde ocupacional vão além do contexto laboral, tendo reflexos, na esfera pessoal e familiar, social e mesmo ao nível económico.

Foram estas preocupações que levaram a sucursal em Singapura da consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) a elaborar um programa de saúde ocupacional. A investigação levou à criação de um conjunto de diretrizes cujo objetivo é tornar o local de trabalho num lugar mais produtivo e saudável.

Dica

Algumas pesquisas concluíram que as sestas durante o período laboral podem melhorar a criatividade, saúde e a sensação de bem-estar dos funcionários. Por outro lado, sabe-se que padrões de sono irregulares estão diretamente relacionados com uma menor produção laboral.

Assim, recomenda-se uma política empresarial que melhore a higienização do sono dos trabalhadores, facultando, por exemplo, o uso de dispositivos que monitorizem os seus hábitos de dormir e níveis de atividade física, ou que disponibilize espaços com “cápsulas de dormir” para os colaboradores descansarem.

Pode também ler

Ver mais artigos

O meu Seguro de Saúde está aqui

App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.

Coloque o seu telemóvel na vertical

Coloque o seu telemóvel na vertical para navegar no site.

Atualize os seus

dados

Para que possa avançar para a sua área pessoal, atualize por favor os seus dados.

Esta atualização irá permitir-lhe receber notificações sobre os seus Reembolsos e Pré-Autorizações.

Atualizar