Doenças cardiovasculares
Entrar em movimento implica pôr o coração a bater mais forte, a funcionar melhor, por isso não admira que a atividade física seja recomendada pelos especialistas. Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), no final de primeira semana os benefícios podem começar a surgir, com descida de pressão arterial e sensação de energia.
As recomendações da FPC apontam para 30 a 60 minutos de atividade diária. Caminhar é uma das opções, mas não a única: jogar vólei, fazer remo ou canoagem, jogar golfe são outras modalidades que pode experimentar.
Além de agir sobre os fatores de risco cardiovascular (hipertensão, colesterol, entre outros), o desporto integra os planos de reabilitação cardíaca, com vista a reduzir melhorar a saúde e qualidade de vida do paciente cardíaco.
Conselho: Deve caminhar a um ritmo que permita falar sem ficar sem fôlego. A duração, intensidade ou dificuldade deve evoluir gradualmente. Comece por percorrer dez minutos em piso plano.