Os zumbidos no ouvido (também designados de acufenos ou tinnitus) consistem, na maioria das vezes, na sensação de um barulho na cabeça ou nos ouvidos, uni ou bilateralmente, que não tem origem externa.
Que doenças podem ter este sintoma?
Este sintoma pode estar associado a doenças muito diversas: doença de Ménière, anemia, arteriosclerose, esclerose múltipla, traumatismos cranioencefálicos, bruxismo, depressão, stress, ansiedade.
Tipologia de sintomas associada
O zumbido pode afetar qualquer idade ou género e a sua experiência é altamente individual. Algumas pessoas ficam muito perturbadas com os sintomas, enquanto outras acham-nos perfeitamente suportáveis.
O tipo e a intensidade de som varia de pessoa para pessoa. Pode ser constante, intermitente ou latejante. Podem sentir-se sons como campainhas, buzinas, cliques, entre outros. Pode ocorrer num ou nos dois ouvidos.
O zumbido pode ser subjetivo, quando é ouvido apenas pelo doente, ou objetivo, quando o médico também o consegue ouvir. Este tipo, mais raro, representa o ruído realmente criado pelas estruturas próximas ao ouvido.
Sintomas associados
Podem verificar-se alguns sintomas associados ao zumbido, como diminuição da audição, vertigens, fadiga, stress, alterações no sono e na concentração, problemas de memória e irritabilidade.
Como se trata ou se atenua o zumbido?
O tratamento varia consoante a causa. A terapêutica TRT (Tinnitus Retraining Therapy) consiste num dispositivo portátil que mascara as frequências específicas do zumbido, fazendo com que o doente se acostume, ficando menos focado nele.
A medicação não trata o zumbido, mas pode minimizar a sua gravidade. Neste contexto, podem ser relevantes os antidepressivos ou alguns sedativos.
A cafeína e outros estimulantes podem piorar o zumbido, pelo que se deve evitar estas substâncias.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.