O nervosismo caracteriza-se como um estado de excessiva inquietação, irritabilidade e tensão. É uma perturbação do sistema nervoso.
Que doenças podem ter este sintoma?
O nervosismo é uma reação do corpo a um desafio ou a um problema específico. Trata-se de um sintoma que pode alertar para a existência de episódios de ansiedade, depressão e transtorno de ansiedade geral.
Tipologia de sintomas associada
O nervosismo pode variar na duração e na intensidade, sendo mais ligeiro ou mais forte. Podem sentir-se nervosos pontualmente, devido a um estímulo específico, ou sentir um nervosismo constante.
Sintomas associados
Associados ao nervosismo, podem surgir outros sinais de alerta, como irritabilidade, dificuldade em dormir, respiração acelerada, suores, alterações no apetite, inquietação e preocupação.
Como se trata ou se atenua a alteração o nervosismo?
Em primeiro lugar, é necessário compreender o que motiva o nervosismo e tentar controlar ou evitar a fonte do problema. Recorrer a técnicas de relaxamento, à prática de exercício físico ou chás com efeito calmante pode ser uma boa aposta. Em casos mais graves, o médico pode prescrever ansiolíticos, de modo a controlar o nervosismo e impedir que o problema se torne mais grave.
Psiquiatria
A psiquiatria é a especialidade que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de perturbações mentais, emocionais ou comportamentais.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Psiquiatria
Psiquiatra no Hospital de Santa Maria - Porto
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.