O inchaço, também chamado de edema, é causado pela retenção de líquidos ou por um quadro inflamatório que leva ao aumento de volume de determinada parte do corpo. Pode afetar os órgãos internos, os músculos, as articulações ou a pele.
Que doenças podem ter este sintoma?
Este sintoma pode estar associado a situações mais benignas, como o inchaço dos membros inferiores por se passar longos períodos de pé, por picadas de insetos, ou ser um sintoma de várias doenças crónicas, com diferentes graus de gravidade, como a insuficiência cardíaca, a insuficiência hepática, a doença renal crónica, a doença venosa crónica, doenças pulmonares e/ou a obesidade.
Pode ser também sinal de doença grave, como infeções (erisipela, infeção da pele, abcesso), traumatismos, tromboses venosas ou situações de doença cronica descompensada (já descritas) a necessitar de intervenção urgente
Os quadros inflamatórios comuns nas doenças reumáticas – como a artrite reumatoide ou a artrite psoriática – também podem ser a causa do aumento do volume das articulações.
O inchaço também está muito associado a alterações hormonais que acontecem durante a gravidez e durante a síndrome pré-menstrual.
Lesões desportivas, laborais ou causadas por acidentes são, igualmente, motivo de desenvolvimento deste sintoma.
Tipologia de sintomas associada
Se o inchaço for de origem alérgica, pela ingestão de determinado alimento, pode ocorrer o angioedema – inchaço na zona da face, vias respiratórias e cavidade bocal – que pode pôr em risco a vida da pessoa e requerer tratamento na urgência hospitalar.
A dor é um sintoma mais comum se o inchaço for causado infeção, picada de um inseto ou trauma. Já o cansaço e falta de ar podem ser mais frequentes na descompensação de doença crónica, nomeadamente, doença cardiovascular, hepática ou renal. Por último, a febre pode estar associada nas situações infeciosas e/ou inflamatórias.
Sintomas associados
O inchaço é o sintoma mais visível de algumas das doenças a que está associado e pode ser mesmo o ponto de partida para o médico decidir investigar a causa deste sintoma. Quando surge associado a um desconforto leve e crónico nos membros inferiores, acompanhado de cãibras numa ou em ambas as pernas e de dor, pode ser o sinal de doença venosa crónica.
Se não houver presença de dor, mas o inchaço for em ambas as pernas e estiver acompanhado de frequente falta de ar durante o esforço físico e de dificuldades em dormir, pode ser um caso de insuficiência cardíaca.
Se o inchaço for difuso e indolor e for acompanhado de líquido no abdómen, pode tratar-se de um sintoma de doença renal ou de doença hepática.
O inchaço também pode ser a resposta imunitária a uma lesão acidental e, neste caso, é comum estar associado a sintomas como comichão, rubor, dor na zona afetada, náuseas e vómitos.
Como se trata ou se atenua o inchaço?
O tratamento depende sempre da origem do inchaço. Nos casos mais simples, causado pelo cansaço de longas horas de pé, o sintoma pode ser atenuado com a elevação das pernas ou um banho de água fria que favorece a circulação.
O gelo também pode ser um bom aliado para diminuir a inflamação no caso de uma lesão aguda.
Para as grávidas e as mulheres em idade fértil, recomenda-se a diminuição do consumo de sal, que está associado ao aumento da retenção de líquidos.
Se há historial de doença alérgica, o recomendado é ter sempre disponível medicação SOS para acorrer em caso de picada de inseto ou de ingestão de um alimento alergénico.
Se o inchaço estiver associado à doença que está na origem deste sintoma, o tratamento é direcionado à patologia causadora do sintoma.
Nos casos de instalação rápida com sinais de traumatismo, infeção ou cansaço/ falta de ar acentuada deve ser avaliado por um médico rapidamente.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral Familiar
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Torres Vedras e na Clínica CUF Mafra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.