O inchaço abdominal corresponde ao aumento de volume do abdómen, causando desconforto. É um problema relativamente comum que pode ter diferentes causas e pode ser progressivo ou de instalação rápida.
Que doenças podem ter este sintoma?
O inchaço abdominal pode ser sinal de algumas doenças, como intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável, dispepsia funcional, prisão de ventre, giardíase ou, tão somente, exagero de ingestão de leguminosas ou vegetais ou comer à pressa. Há que excluir situações mais graves, como a acumulação de líquido na barriga (ascite) por doença do fígado ou tumores.
Tipologia de sintomas associada
O inchaço abdominal varia no grau, uma vez que a barriga pode ficar mais ou menos inchada.
Sintomas associados
Além de causar desconforto, o inchaço abdominal pode provocar dor, tipo “moinha” ou cólica, sensação de enfartamento e alterações do normal funcionamento dos intestinos.
Como se trata ou se atenua o inchaço abdominal?
O tratamento indicado para o inchaço abdominal varia de acordo com a causa que o originou.
A pessoa deve fazer alguns ajustes no seu dia a dia, como comer refeições mais pequenas e ingeri-las mais devagar, evitar alimentos que provoquem gases (por exemplo, grão, feijão e brócolos) e reduzir o consumo de produtos lácteos.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Cruz Vermelha
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.