A halitose é uma situação caracterizada por um odor desagradável que exala da cavidade oral. Geralmente designado por mau hálito, é um problema frequente e embaraçoso, que pode até causar isolamento social.
Que doenças podem ter este sintoma?
A maioria das vezes, este problema tem causas orais: higiene oral insuficiente, gengivite, periodontite, abcessos ou infeções orais.
Mas a halitose pode ser sinal de outras doenças, como sinusite, abcessos nasofaríngeos, carcinoma do trato respiratório, doença do refluxo esofágico, insuficiência hepática e renal, entre outras.
Alguns medicamentos também podem ser a causa indireta de mau hálito.
Tipologia de sintomas associada
A halitose é um problema comum em todas as faixas etárias, embora seja mais frequente na idade adulta. Pode dividir-se em halitose fisiológica, que acontece, por exemplo, ao acordar de manhã ou depois de ingerir álcool, cebola ou alho. São situações transitórias e facilmente controladas por uma boa higiene oral.
O problema surge com a halitose patológica, que é muito intensa e persistente. Nesse caso, é importante consultar o médico para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Sintomas associados
Há sintomas que podem surgir associados à halitose, como a azia ou a dor abdominal. Noutro contexto, alguns sintomas podem ser causa de preocupação: febre, catarro com pus ou corrimento do nariz, manchas anormais visíveis ou palpáveis na boca.
Como se trata ou se atenua a halitose?
O tratamento passa, em primeiro lugar, por identificar as causas do problema, de modo a tratá-lo de forma eficaz. A higiene oral diária é fundamental.
O tratamento de problemas orais deve ser recomendado pelo médico-dentista.
Se o médico de medicina geral e familiar detetar que a halitose tem outras origens, reencaminha para o especialista adequado. O tratamento varia em função do que for diagnosticado.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral Familiar
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.