O gotejamento pós-nasal (ou rinorreia posterior) é o resultado de uma produção excessiva de muco pela mucosa nasal. Este muco acaba por se acumular no fundo da garganta devido à queda de diversas gotas provenientes da parte anterior do nariz.
Que doenças podem ter este sintoma?
Este tipo de rinorreia pode ser causado por várias entidades, tais como rinite alérgica ou rinosinusite. Pode ocorrer também com a doença do refluxo gastroesofágico.
Tipologia de sintomas associada
É normal ter uma fina camada de muco na orofaringe, que protege o sistema respiratório com lubrificação e filtração. Mas quando a quantidade de muco aumenta, este sintoma torna-se incómodo. O doente deve ser avaliado em consulta nos seguintes casos: se o sintoma persistir por mais de 10 dias seguidos, se o muco tiver um cheiro fétido/forte, se apresentar febre, dificuldade na deglutição ou dificuldade respiratória.
Sintomas associados
A tosse é o principal sintoma associado ao gotejamento pós-nasal. Sobretudo durante a noite, a obstrução da garganta provocada pelo muco pode gerar tosse. Em alguns casos, o excesso de muco contribui para uma infeção dos ouvidos. A dor de garganta ou a fadiga podem ser outros sintomas associados ao gotejamento pós-nasal.
Como se trata ou se atenua o gotejamento pós-nasal?
O diagnóstico médico é determinante para perceber exatamente qual a causa deste acumular de muco nasal na orofaringe. Nos casos de rinite alérgica, os corticoides nasais e anti-histamínicos intranasais e/ou orais podem ser uma ajuda determinante no controlo da rinorreia posterior. No caso de se tratar de uma sinusite bacteriana, a toma de antibiótico e de descongestionante nasal pode ser uma valiosa ajuda.
Imunoalergologia
A imunoalergologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário, doenças que comprometem as defesas do organismo.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Imunoalergologia
Imunoalergologista no Hospital CUF Descobertas
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.