O espirro (também chamado de esternuto) caracteriza-se como um movimento das vias respiratórias que expulsa, de forma involuntária, substâncias estranhas ao organismo, tais como pólen, poeiras, ácaros, entre outros.
Que doenças podem ter este sintoma?
Os espirros podem ser sintoma de diversas doenças respiratórias. A constipação (infeção das vias respiratórias superiores) e as alergias (rinite alérgica) são as causas mais comuns. De resto, a inalação de poeiras, pólen, ou ar frio pode também provocar um espirro.
Tipologia de sintomas associada
Este tipo de sintoma caracteriza-se por um movimento involuntário das vias respiratórias que expulsa substâncias estranhas ao organismo. Trata-se de uma reação do corpo à obstrução das vias nasais, principalmente o nariz e a garganta.
O espirro pode surgir isolado ou em sequência. As crises esternutatórias em salva podem ser sinal de inflamação nasal como apresentação de rinite alérgica.
Sintomas associados
O espirro pode não ter associado outro tipo de sintomas, no entanto, nos casos de constipações ou alergias, podem verificar-se outros sintomas concomitantes, tais como obstrução nasal, dor de garganta, dores de cabeça, fadiga, nariz entupido, tonturas ou dores musculares.
Como se trata ou se atenua os espirros?
O diagnóstico médico é determinante para perceber exatamente o que está a provocar os espirros. Em casos de alergias, o tratamento passa pela aplicação de corticosteroides nasais/anti-histamínicos intranasais e/ou anti-histamínicos orais. Para constipações, o tratamento eficaz é mais difícil, todavia passa pelo controlo da intensidade dos sintomas. Por último, um spray nasal com efeito vasoconstritor ajuda a aliviar a obstrução nasal – atua diminuindo o diâmetro dos vasos sanguíneos, alargando a passagem de ar e facilitando a saída das secreções.
Imunoalergologia
A imunoalergologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário, doenças que comprometem as defesas do organismo.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Imunoalergologia
Imunoalergologista no Hospital CUF Descobertas
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.