A dor no peito é um sintoma que pode afetar várias regiões da zona torácica, que vai desde a base do pescoço até ao abdómen, mesmo acima da cintura. A gravidade do sintoma depende da intensidade da dor, da duração e da localização.
Que doenças podem ter este sintoma?
A dor no peito é vulgarmente associada a problemas cardíacos, sendo um dos principais sintomas de ataque cardíaco. De facto, as doenças cardíacas são uma das principais causas deste sintoma, entre as quais a angina de peito, a miocardite, a pericardite, a cardiomiopatia ou a dissecção da aorta.
Também várias condições gastrointestinais podem resultar em dores no peito, nomeadamente refluxo gastroesofágico, úlceras pépticas, pancreatite ou flatulência.
Doenças pulmonares ou do foro respiratório como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica, a bronquite, o enfisema pulmonar, a pneumonia, a embolia pulmonar ou o pneumotórax também podem causar este sintoma.
Situações que geram ansiedade e stress também podem resultar no aparecimento de dores no peito.
Condições musculoesqueléticas causadas pelo esforço físico, por traumatismos ou doenças reumáticas, como a fibromialgia, também têm na lista de sintomas as dores torácicas.
Tipologia de sintomas associada
Podendo aparecer numa região mais ou menos alargada, entre o pescoço e a cintura, as dores no peito podem ser de vários tipos, dependendo do que está na sua origem. Pode tratar-se de uma dor aguda, uma dor mais persistente e permanente, uma dor que dá uma sensação de aperto, de compressão ou de esmagamento ou então uma sensação de picada.
Sintomas associados
Quando a dor está associada a questões de ansiedade, pode estar acompanhada de sintomas como suor, batimentos cardíacos acelerados e fraqueza. Já a náusea e o refluxo são comuns nas doenças gastrointestinais e a febre e tosse comuns nas doenças respiratórias.
Quando se está perante um ataque cardíaco, a dor no peito pode ser intensa, irradiar para o braço, costas ou pescoço e ser acompanhada de falta de ar, fraqueza generalizada e suor intenso.
Como se trata ou se atenua a dor no peito?
O tratamento da dor no peito depende da causa, da severidade e da intensidade da dor, podendo passar por medicação, procedimentos minimamente invasivos ou mais invasivos, como a cirurgia, ou então a combinação destas três estratégias.
É importante uma avaliação médica atempada para diagnosticar a causa do quadro doloroso já que, se existem causas comuns que são crónicas ou de pouca gravidade, outras, como os ataques cardíacos, são uma emergência médica que necessita de tratamento imediato, pois pode causar a morte num curto espaço de tempo. Assim, deve-se recorrer a um serviço de urgência /atendimento permanente em caso de dor severa.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral Familiar
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Cascais
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.