A dor nas costas ocorre na parte posterior do corpo e pode afetar várias localizações, desde a cabeça até à zona lombar. Na origem deste sintoma costumam estar problemas nos ligamentos, músculos, nervos ou na estrutura óssea.
Que doenças podem ter este sintoma?
Por trás deste sintoma podem estar doenças tão variadas como a litíase renal, mais conhecida como pedra nos rins, a hérnia discal, a artrite, a osteoartrite, a osteoporose, a escoliose, as doenças respiratórias, as infeções nos rins, o cancro no pâncreas, do pulmão ou o cancro ósseo.
Contudo, as lesões traumáticas e os problemas de postura são mais regularmente as situações que fomentam o aparecimento de dores nesta região do corpo.
Tipologia de sintomas associada
Os tipos de dores nas costas são a cervicalgia, situada na região do pescoço, a lombalgia, sentida na parte inferior das costas, e a dor de costas dorsal, sentida entre a parte intermédia das costas e a base do pescoço.
Sintomas associados
Dependendo do que está na origem da dor de costas, esta também pode ser acompanhada de contratura e imobilização repentina. Em determinadas situações, pode irradiar para um ou para ambos os membros inferiores e também é frequente aparecer a sensação de queimadura ou de choque na zona afetada.
Outros sintomas, como a urgência ou o ardor a urinar, tosse ou febre, podem indicar a causa da dor nas costas.
Como se trata ou se atenua a dor de costas?
Na maioria das situações, a dor nas costas consegue ser aliviada com o recurso a um grupo de medicamentos chamado de anti-inflamatórios não esteroides, aos analgésicos ou aos relaxantes musculares.
Dependendo do que originou o sintoma, o tratamento pode passar também por injeções dos fármacos acima identificados ou de esteroides ou, em alguns casos, a cirurgia.
Outras abordagens como a fisioterapia, as massagens, os exercícios para aumentar a força e a flexibilidade muscular podem ser recomendadas.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Cascais
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.