A dor nas articulações é um dos tipos mais frequentes de dor. De uma forma geral, está associada ao comprometimento da função articular, que pode ir de ligeiro à completa incapacidade.
Que doenças podem ter este sintoma?
A dor nas articulações pode ser sinal de várias doenças. A lista é longa e inclui artrite, artrite infeciosa, gota, osteoartrite, infeções bacterianas, artrite induzida por cristais, doença de Lyme, gonorreia, artrite reumatoide, artrite psoriática, fibromialgia, bursite e polimialgia reumática. É também possível que a dor nas articulações se deva apenas a uma lesão traumática de baixa intensidade.
Tipologia de sintomas associada
A dor nas articulações pode afetar apenas uma articulação ou várias em simultâneo. Também a intensidade da dor pode variar, bem como o seu início (repentino ou gradual).
Como se trata ou se atenua a dor nas articulações?
O tratamento da dor nas articulações varia de acordo com a causa que a originou. Assim, a medicação utilizada pode passar por antibióticos, medicamentos supressores do sistema imunitário ou anti-inflamatórios. Alguns doentes podem beneficiar da utilização de paracetamol no alívio das dores sem inflamação, por exemplo.
Adicionalmente, a aplicação de calor ou frio pode aliviar os espasmos musculares e a dor. O médico pode também recomendar fisioterapia e exercício físico.
Ortopedia
A ortopedia é a especialidade médica e cirúrgica que trata as doenças do aparelho músculo-esquelético (com exceção da cabeça e grelha costal), nomeadamente lesões ósseas, ligamentares, dos tendões, dos músculos e dos nervos periféricos. O ortopedista deve ser consultado em caso de quadro arrastado de dor que não cede aos tratamentos, história de trauma violento, dormência das extremidades, febre e arrepios.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Ortopedia
Ortopedista no Hospital da Luz
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.