A dor de ouvido consiste numa sensação de dor e desconforto que pode registar-se apenas numa orelha ou nas duas. É frequentemente descrita como uma sensação de pressão forte no ouvido, que pode surgir de forma gradual ou súbita.
Que doenças podem ter este sintoma?
São várias as causas que podem justificar uma dor de ouvidos. Nos casos menos graves, esta dor pode estar associada a infeções no ouvido (otites) ou ser resultado de uma doença que partilhe os mesmos nervos cerebrais com o ouvido e que esteja a afetar, por exemplo, a garganta, a boca ou os seios paranasais. Constipação, alergias, sinusite, amigdalite, micose no ouvido, eczema no canal auditivo, tumor no ouvido e cancro na laringe, podem ser doenças associadas a este sintoma.
Tipologia de sintomas associada
A intensidade do desconforto pode variar de leve a aguda, assumindo em certas situações um cariz crónico.
Quando a dor é aguda, a causa mais habitual é uma infeção do ouvido médio ou externo, provocando habitualmente infeções dolorosas. As mudanças na pressão do ar (por exemplo, quando viajamos de avião ou damos um mergulho) podem também interferir com o funcionamento normal dos tímpanos e provocar este tipo de dor. Nestes casos, o desconforto é passageiro, não devendo perdurar durante mais de 1 ou 2 dias.
Quando este sintoma persiste durante mais de 2 a 3 semanas, estamos perante um caso de dor crónica que pode estar associado a problemáticas menos comuns, como distúrbios nas articulações das mandíbulas, infeções crónicas no ouvido ou tumores.
Sintomas associados
Este sintoma pode surgir acompanhado de um conjunto de outros sinais, tais como dores de cabeça, dores de dentes ou até febre. Podem verificar-se também tonturas, perda de apetite ou comichão no ouvido.
Como se trata ou se atenua a dor de ouvido?
Numa fase inicial, é determinante identificar a causa da dor. Geralmente, a recomendação é tratar depois a doença subjacente.
Nos casos de infeções, os antibióticos e as gotas nasais podem ser bastante eficazes. De forma a diminuir a dor é igualmente comum a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios.
Nos casos de dor mais aguda e crónica, pode ainda ser indicada uma intervenção cirúrgica que vise reduzir a multiplicação de bactérias nas áreas afetadas.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.