A dor de cabeça é um sintoma bastante comum que causa desconforto e dor na testa, couro cabeludo, que pode alastrar-se ao pescoço. Pode ser um sintoma isolado ou estar integrado num conjunto de sintomas mais complexo.
Que doenças podem ter este sintoma?
As dores de cabeça, também denominadas de cefaleias, podem ser divididas em dois tipos: a cefaleia primária e a cefaleia secundária.
As cefaleias primárias decorrem do processo de funcionamento do cérebro e não estão relacionadas com outras condições de saúde. Entre as cefaleias primárias encontram-se as enxaquecas, as cefaleias de tensão e as cefaleias em salvas.
No caso das cefaleias secundárias, a dor de cabeça resulta da presença da chamada doença de base, ou seja, de uma doença que causa este sintoma. Entre essas patologias contam-se a rinite, a sinusite, o acidente vascular cerebral (AVC), a depressão, a hipertensão arterial, o cancro do cérebro, o aneurisma, a meningite, além das dores causadas por traumatismos, exercício físico ou por alguma medicação.
Tipologia de sintomas associada
As cefaleias primárias podem durar entre 30 minutos e 3 ou 4 dias nos episódios agudos e há relatos de quem sofra até 15 episódios agudos durante um mês.
Por seu lado, as cefaleias secundárias são caracterizadas por um início súbito ou disruptivo, são persistentes, ocorrem com regularidade, não melhoram com medicamentos usados para o tratamento da dor e decorrem em conjunto com outros sintomas característicos da doença que está na origem da dor de cabeça, como confusão mental, alterações na sensibilidade ou rigidez no pescoço.
Sintomas associados
No caso das enxaquecas, além da dor, pode ocorrer sensibilidade à luz, sensação de que o coração parece estar a bater dentro da cabeça, náuseas, vómitos, dormência ou formigueiro na face e as chamadas auras (alteração da visão que leva ao aparecimento de pequenos pontos luminosos ou embaçamento dos limites do campo de visão).
As cefaleias de tensão caracterizam-se por uma dor mais leve e associam-se mais à intolerância ao ruído e sensação de aperto na cabeça, são bilaterais e não têm habitualmente sintomas associados, enquanto as cefaleias em salvas são mais severas, apresentam uma dor localizada à volta ou acima de um dos olhos ou então na têmpora, unilateral.
Como se trata ou se atenua a dor de cabeça?
O tratamento da dor de cabeça passa em grande parte por algumas mudanças de estilo de vida, nomeadamente por evitar os fatores que podem desencadear o sintoma. Há pessoas mais sensíveis à ingestão de certos alimentos, às bebidas alcoólicas, ao café, a alterações do sono, a esforços intensos ou a situações de maior stress que devem tentar evitar pois desencadeiam a dor.
Para as crises agudas, os analgésicos e anti-inflamatórios são a primeira linha de tratamento. Existem ainda fármacos específicos para as enxaquecas que atenuam as crises mais severas e, no caso das cefaleias em salvas, pode até ser necessário recorrer à administração de oxigénio por máscara.
No caso de existir uma doença de base, o médico inclui uma terapêutica específica para a dor de cabeça no plano terapêutico global.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral
Especialista de Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Cascais
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.