A comichão na garganta ou nariz é um tipo sintoma que pode estar associado a diversas situações ligeiras, tais como alergias, infeções ou até à exposição a substâncias irritantes. Normalmente estas situações são simples de tratar.
Que doenças podem ter este sintoma?
Uma maior comichão no nariz e na garganta está muito associada à rinite alérgica. A comichão na garganta pode surgir também em casos de doença de refluxo gastroesofágico ou como um sintoma precoce de infeção viral.
Tipologia de sintomas associada
A comichão na garganta é desconfortável e dá a sensação de necessidade de limpar a garganta com frequência. É importante distinguir comichão na garganta e sintomas semelhantes que podem indicar outras condições. Por exemplo, a comichão na garganta não promove a sensação de não conseguir respirar. É, muitas vezes, o resultado de um pigarrear e tosse seca constantes. A maior parte das vezes, a comichão na garganta desaparece ao fim de uma semana. Se o sintoma durar mais de 10 dias ou piorar, deve-se procurar ajuda médica. Geralmente, a comichão no nariz dura apenas poucos segundos, seguida de um espirro. Por vezes, porém, o espirro não alivia o problema. Se o sintoma persistir por dias, podem existir várias causas como vírus ou patologia rinossinusal (por exemplo, de etiologia alérgica).
Sintomas associados
É possível que a comichão na garganta ou nariz seja acompanhada por outros sintomas. Habitualmente a dor de cabeça e os espirros são os mais comuns. Pode verificar-se também obstrução nasal, rinorreia (corrimento nasal excessivo), comichão nos olhos e na pele e cansaço.
Como se trata ou se atenua a comichão na garganta ou nariz?
O tratamento deste sintoma depende do diagnóstico médico. Nos casos de rinite alérgica, os corticoides nasais e anti-histamínicos intranasais e/ou orais podem ser uma ajuda determinante no controlo da queixas.
Imunoalergologia
A imunoalergologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário, doenças que comprometem as defesas do organismo.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Imunoalergologia
Imunoalergologista no Hospital CUF Descobertas
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.