Os arrepios são movimentos involuntários e ritmados de partes do corpo – mãos, pernas, tronco, cabeça, cordas vocais – que ocorrem quando os músculos contraem e relaxam de forma repetida e rápida.
Que doenças podem ter este sintoma?
O arrepio é uma resposta natural do corpo a alguns ambientes (descida de temperatura corporal em ambiente frio) ou pode ser um sintoma de doença. A contratura muscular repetida e involuntária gera calor e repõe a temperatura aquando do arrefecimento corporal ou ambiental ou a eleva ligeiramente, como resposta a estímulos internos ou externos.
Assim, podemos dividir os arrepios em normais/fisiológicos que todas as pessoas têm em algum grau em resposta a alguma situação como frio, stress ou ansiedade, quando estão privadas de sono ou consomem bebidas ricas em cafeína ou álcool, e em arrepios patológicos, que são tremores associados a alguma doença.
Neste caso, o sintoma pode ser indicativo da presença de uma infeção viral ou bacteriana causadora de febre, de baixos valores de açúcar no sangue (hipoglicemia), doenças da tiroide (hipotiroidismo e hipertiroidismo), doença de Parkinson, esclerose múltipla, tumores, consequência de um acidente vascular cerebral (AVC), lesões causadas pela diabetes ou doenças hereditárias que envolvem uma parte do cérebro chamada cerebelo.
Tipologia de sintomas associada
Há várias formas de classificar os arrepios/tremores. Além de serem fisiológicos ou patológicos, também podem ser diferenciados entre tremores de repouso – ocorrem, naturalmente, com o corpo repousado – ou tremores de ação e estes incluem os tremores de intenção (acionados por um movimento), os tremores cinéticos, que surgem no fim de um movimento, e o tremor postural.
Entre as causas dos tremores, estes podem ser divididos em: tremores fisiológicos, os tais arrepios que todas as pessoas apresentam em menor ou maior grau em resposta inata a algo, tremores essenciais, que são hereditários, tremor cerebelar, causado por lesões no cerebelo, tremores secundários, causados por medicamentos e tremores de origem psicológica.
Sintomas associados
Dependendo da causa, os arrepios e tremores podem estar associados a várias sintomatologias.
No caso da hipoglicemia, os baixos níveis de açúcar no sangue podem associar-se a suor excessivo, tonturas, irritabilidade, confusão mental, visão turva ou palpitações cardíacas.
Se este sintoma aparecer devido a uma infeção bacteriana ou viral é natural que a ele esteja associada febre.
O hipotiroidismo, em resultado de uma diminuição da produção de hormonas tiroideias que causa maior sensibilidade ao frio, pode causar cansaço, pele seca, queda de cabelo, aumento de peso, depressão e irregularidades menstruais.
Já o hipertiroidismo, quando a tiroide produz hormonas em excesso, está associado a tremores, mas também a hipertensão, cansaço, perda de peso, insónia e transpiração excessiva.
Como se trata ou se atenua os arrepios?
O tratamento depende sempre do que está na origem dos arrepios. Para as doenças que estão na origem deste sintoma existem protocolos clínicos de tratamento que os médicos aplicam à situação clínica de cada doente.
Para as situações mais simples do dia a dia, medidas de controlo de sintomas são suficientes para controlar os arrepios. Estar bem agasalhado em ambientes frios parece uma medida corriqueira, que é sempre bom recordar.
Para as infeções virais que apresentam um quadro febril, o paracetamol é o tratamento indicado, lembrando que os antibióticos só são eficazes para infeções bacterianas.
Mudanças de estilo de vida podem ser indicadas para diminuir os níveis de stress e ansiedade, nomeadamente, eliminar ou reduzir o consumo de cafeína e nicotina e optar por uma alimentação equilibrada que regule o nível de açúcar no sangue.
No caso de doenças como Parkinson, esclerose múltipla ou AVC, além da terapêutica farmacológica adaptada a cada situação, terapias complementares como a fisioterapia e a terapia ocupacional podem melhorar a coordenação motora e ajudar nas atividades de vida diária.
Medicina Geral e Familiar
A medicina geral e familiar é a especialidade que se dedica ao acompanhamento de pessoas de todas as idades, géneros ou estados de saúde e está disponível para atender nos momentos de doença aguda ou de doença crónica e fazer a ligação com outras especialidades médicas.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Medicina Geral
Especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Coimbra
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.