Com particular incidência na mucosa nasal, a rinite alérgica é uma doença inflamatória crónica que surge na sequência da exposição a determinadas substâncias ou estímulos alergénicos, como pólen, ácaros, entre muitos outros.
A que sintomas devemos estar atentos?
Como resposta ao processo inflamatório, o sistema imunológico reage através de vários sintomas, como espirros, tosse, nariz entupido (obstrução nasal), comichão na garganta ou nariz, corrimento nasal, prurido e vermelhidão dos olhos e lacrimejo.
Como se trata a rinite alérgica?
O tratamento da rinite depende de vários fatores, nomeadamente se a causa é alérgica, infeciosa, ocupacional (ou seja, presente no local de trabalho) ou hormonal. É comum a toma de anti-histamínicos intranasais e/ou orais, corticoides nasais e, em casos pontuais, descongestionante nasal. Existem casos em que é recomendada a toma de vacinas antialérgicas (imunoterapia com alergénios). A par disso, deve avaliar-se a eficácia do tratamento e manter o médico informado da frequência e intensidade das crises de rinite alérgica.
Imunoalergologia
A imunoalergologia é a especialidade médica que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças alérgicas e outras causas de disfunção do sistema imunitário, doenças que comprometem as defesas do organismo.
Quais as causas e como se previne a rinite alérgica?
O desenvolvimento de rinite alérgica depende de fatores genéticos (o risco é maior se um dos progenitores for alérgico), da exposição a substâncias que provocam alergia (alergénios) ou a fatores que podem facilitar a sensibilização alérgica, como a poluição do ar (adjuvantes).
Prevenir e controlar os sintomas da rinite alérgica implica não estar exposto aos alergénios, ou seja, evitar tanto quanto possível a exposição às substâncias ou partículas que causam a alergia.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Imunoarlergologia
Imunoalergologista no Hospital CUF Descobertas
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.