A pneumonia é uma inflamação aguda dos pulmões. Os alvéolos e os bronquíolos respiratórios ficam preenchidos com líquido resultante desta inflamação e há uma proliferação de microrganismos, dificultando a respiração.
A que sintomas devemos estar atentos?
A pneumonia não apresenta sintomas específicos e que permitam diagnóstico imediato. No entanto, os sinais mais comuns são dificuldade respiratória ou falta de ar, febre (geralmente elevada), calafrios e tosse com ou sem expetoração. A doença pode ainda provocar dor de cabeça, torácica e muscular, náuseas, diarreia e vómitos.
Como se trata a pneumonia?
O tratamento depende do tipo de microrganismo causador da infeção, da gravidade dos sintomas, da existência de outras doenças associadas, do grau de comprometimento dos pulmões e do local de contaminação (comunidade ou ambientes de cuidados de saúde). A maior parte dos casos de pneumonia é provocada por bactérias, pelo que o tratamento requer o uso de antibióticos. Caso se trate de uma pneumonia viral ou fúngica, podem estar indicados medicamentos antivirais ou antifúngicos. Adicionalmente, pode ser necessário recorrer a outra medicação, que combata a tosse, a febre e outros sintomas.
Pneumologia
A pneumologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema respiratório.
Quais as causas e como se previne a pneumonia?
A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos e pode ser contraída no dia a dia ou em ambientes de cuidados de saúde, como hospitais. A prevenção passa pela vacinação pneumocócica e gripal e pela adoção de hábitos de vida saudáveis. Neste sentido, é necessário diminuir o consumo de álcool, não fumar, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, reduzir a exposição à poluição do ar e manter uma higiene adequada.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Pneumologia
Pneumologista no Pneumomedical – Centro Médico de Função Pulmonar
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.