A obstrução intestinal consiste num bloqueio que impede que os alimentos e líquidos passem através do intestino delgado ou do intestino grosso (cólon). O bloqueio pode ser parcial ou total.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas de obstrução intestinal podem incluir distensão do abdómen, dor tipo cólica, náuseas, vómitos violentos, diarreia, prisão de ventre, perda de apetite e desidratação.
Como se trata a obstrução intestinal?
O tratamento depende da localização e da gravidade da obstrução, mas geralmente requer internamento. Entre as várias atitudes terapêuticas destacam-se a administração de fluídos intravenosos, descompressão do trato digestivo por via de colocação de sonda ou por métodos endoscópicos. Se a situação for mais grave, pode ser necessária uma cirurgia.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Quais as causas e como se previne a obstrução intestinal?
A obstrução intestinal pode dever-se a várias causas: aderências (tecidos fibrosos), hérnias e tumores, entre outras.
Na maioria das situações, esta condição não pode ser evitada, mas mudanças simples na alimentação e no estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de obstrução intestinal. As mudanças na dieta incluem: ingerir porções menores e com mais frequência, mastigar bem a comida, evitar alimentos ricos em fibra, entre outras.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital CUF Coimbra e no Hospital CUF Viseu
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.