A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar presente nos produtos lácteos), devido a uma deficiência da lactase (a enzima digestiva responsável pelo processo). É uma das intolerâncias alimentares mais comuns.
A que sintomas devemos estar atentos?
A frequência e a gravidade dos sintomas da intolerância à lactose variam de pessoa para pessoa, dependendo da dose ingerida. De uma forma geral, os sinais mais comuns são distensão abdominal, diarreia, cólicas, flatulência, náuseas e prisão de ventre. Tendo em conta estes sintomas, os intolerantes à lactose podem ver a sua qualidade de vida afetada.
Como se trata a Intolerância à lactose?
Não existe um tratamento ou medicamento cientificamente comprovado para a cura da intolerância à lactose. As pessoas podem adotar um conjunto de medidas que previnem e atenuam os sintomas. O primeiro passo é evitar ao máximo o consumo de lactose, o que implica tentar eliminar os produtos lácteos da dieta. Também pode tomar um suplemento alimentar de lactase sempre que ingerir alimentos que contenham lactose. Adicionalmente, a ingestão de probióticos e prebióticos também ajudam na melhoria dos sintomas, em alguns casos.
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Quais as causas e como se previne a intolerância à lactose?
Esta intolerância pode ser isolada ou associar-se a algumas doenças intestinais, como a doença celíaca ou a doença inflamatória intestinal. Em casos raros, a intolerância à lactose pode ser hereditária, o que significa que há uma ausência de lactase desde o nascimento. Caso uma pessoa deixe de consumir produtos com lactose durante muito tempo (por exemplo, por gosto), é também provável que o organismo desenvolva esta intolerância alimentar. A prevenção passa pelo ajuste da dieta, de modo a evitar produtos lácteos. A pessoa pode, por exemplo, deixar de consumir leite ou procurar leite sem lactose. O mesmo se aplica a todos os outros laticínios.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Lusíadas Lisboa
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.