A giardíase é uma doença diarreica causada por um parasita, a giardia lamblia, que vive no intestino e é eliminado pelas fezes, podendo resistir ao cloro de tratamento da água.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas são mais prováveis nas crianças ou em adultos imunodeprimidos (HIV, etc.). Geralmente manifestam-se por cólicas abdominais, flatulência, distensão abdominal e diarreia, que pode ser amarelada, com gordura visível.
Como se trata a giardíase?
O tratamento está indicado para os casos sintomáticos, grávidas, imunodeprimidos ou com elevado risco de transmissão, e faz-se com metronidazol ou tinidazol
Gastrenterologia
A gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças do aparelho digestivo que incluem o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vias biliares e pâncreas.
Quais as causas e como se previne?
A transmissão do parasita faz-se através de mãos sujas de fezes, por contacto direto ou indireto, pela ingestão de legumes não adequadamente lavados ou engolindo água contaminada – fontes, rios, lagos, piscinas. Mesmo a mudança de fralda numa criança infetada, o toque em torneiras e outros objetos de casa de banho ou o contacto sexual com alguém infetado, ainda que assintomático, podem causar transmissão da infeção.
Os cuidados a ter para prevenir a giardíase são, sobretudo, de higiene. É importante lavar corretamente as mãos antes e após manipular qualquer alimento, evacuar e depois de mudar uma fralda. Por último, é importante garantir que a água ingerida é o mais limpa possível, pelo que, se se desconhecer a qualidade da água, esta deve ser fervida.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Gastrenterologia
Gastrenterologista no Hospital Cruz Vermelha
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.