A dor de cabeça em salvas consiste numa dor muito forte, que atinge geralmente apenas um dos lados da cabeça, muitas vezes envolvendo um olho. Surge em crises recorrentes, agrupadas em salvas que podem decorrer durante semanas a meses, separadas por períodos sem doença.
A que sintomas devemos estar atentos?
A dor tende a ser intensa, sentida em redor de um dos olhos. Pode fazer-se acompanhar de outros sintomas, como lacrimejo e congestão nasal. A face pode ficar vermelha e pode sentir-se náuseas. Com frequência, a dor acorda a pessoa do sono profundo.
Como se trata a dor de cabeça em salvas?
A dor de cabeça em salvas é de difícil tratamento. Os analgésicos comuns não têm efeito neste tipo de cefaleia. Para o tratamento dos sintomas, recorre-se à administração de oxigénio e a analgésicos específicos.
Alguns doentes fazem tratamento profilático (mudanças no estilo de vida e medicação preventiva).
Neurologia
A neurologia é a especialidade que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso, onde se inclui o cérebro, a medula, os nervos e os músculos.
Quais as causas e como se previne a dor de cabeça em salvas?
A causa da dor de cabeça por salvas não é conhecida. Em alguns doentes pode ser desencadeada por consumo de álcool e/ou tabaco, toma de determinados medicamentos ou alterações no padrão do sono. Parece haver também alguma influência genética, uma vez que é mais comum entre elementos da mesma família.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Neurologia
Neurologista e coordenador da Unidade de Neurologia no Hospital Lusíadas Lisboa
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.