A amigdalite é a infeção das amígdalas. Quando se trata de uma amigdalite estreptocócica estamos perante uma infeção provocada por bactérias Streptococcus do grupo A.
A que sintomas devemos estar atentos?
Os sintomas da amigdalite estreptocócica podem variar entre leves a intensos. De uma forma geral, começa a notar os sinais da doença entre 2 a 5 dias depois de estar em contacto com as bactérias.
Os sintomas mais comuns incluem febre (que pode ser alta), calafrios, garganta avermelhada e com manchas brancas, dor de garganta (especialmente ao deglutir) e inchaço nos gânglios linfáticos do pescoço. A acompanhar estes sinais, podem surgir cefaleias, perda de apetite, náuseas e mal-estar generalizado.
Como se trata a amigdalite estreptocócica?
Depois de um exame médico que comprove a presença da bactéria, o especialista pode prescrever antibióticos. De uma forma geral, a penicilina e a amoxicilina são as primeiras escolhas de tratamento.
Adicionalmente, deve ingerir muitos líquidos e pode recorrer a pastilhas para a garganta ou analgésicos para aliviar as dores de garganta.
Otorrinolaringologia
A otorrinolaringologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico das doenças do ouvido, nariz, garganta, pescoço e face.
Quais as causas e como se previne a amigdalite estreptocócica?
A amigdalite estreptocócica é mais comum em crianças, mas pode afetar pessoas de todas as idades. A doença é contagiosa e transmite-se de uma pessoa para outra através de secreções nasais ou de saliva. Por esse motivo, é muito comum que exista transmissão entre pessoas que vivam na mesma casa ou que convivam diariamente.
A prevenção passa, em primeiro lugar, por evitar o contacto com pessoas doentes. Deve-se trocar a escova de dentes com regularidade, especialmente se se teve amigdalite recentemente, evitar partilhar utensílios, copos e talheres, e lavar as mãos com regularidade.
Este conteúdo foi preparado e validado com a colaboração de:
Especialidade
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologista no Hospital de Santa Maria – Porto
Fontes
Manter-se informado é fundamental. Aceda aos conteúdos clínicos que preparámos para esclarecer as suas dúvidas.
App Médis: o seu Serviço Pessoal de Saúde sempre consigo.