2017.10.11

As vantagens de ser sénior

Ser sénior não tem de ser chato e aborrecido. Fique a conhecer algumas sugestões para se manter ativo, saudável e feliz depois dos 65 anos.

Um estudo recente estima que Portugal é um dos países em que o aumento de longevidade será mais significativo. No caso particular das mulheres, tudo indica que em 2030 a esperança média de vida será superior a 87 anos. Sendo Portugal, em 2015, o quinto país europeu com maior taxa de idosos, o que podem fazer os maiores de 65 anos para melhorar a qualidade de vida, mantendo-se ativos e mais saudáveis?

A vida recomeça depois dos 65 anos

Ser sénior significa recomeçar. Com mais tempo para si e para os seus, ser sénior deve ser sinónimo de mais atividade e saúde. Entre desporto, cultura, educação e solidariedade, os novos seniores devem preencher as agendas com atividades motivadoras e benéficas para a saúde e bem-estar. As pesquisas garantem que uma pessoa ativa é necessariamente mais saudável e feliz.

Como ser um sénior mais ativo

Algumas atividades e hoobies trazem benefícios sociais, afetivos, psicológicos e para a saúde, sublinhando as vantagens de ser sénior. Eis algumas sugestões:
*Praticar desporto Uma atividade física regular melhora as condições motoras e mentais, podendo ajudar a reverter os efeitos de doenças crónicas e a manter a mobilidade e independência, garante um estudo. Entre as atividades mais recomendadas está a ginástica, o ioga, a natação e as caminhadas.
* Dedicar mais tempo à família Uma das maiores vantagens de ser sénior é estar mais tempo com quem se ama. Os especialistas defendem que a relação com os netos é de grande importância emocional e cognitiva.
* Viajar Está provado que fazer turismo desperta hábitos de vida mais saudáveis, aumenta a autoestima e fomenta as relações sociais. Além disso, proporciona mais bem-estar e promove um melhor envelhecimento.
* Fazer voluntariado Envelhecer abre outras perspetivas de vida e torna-nos cidadãos mais solidários e conscientes, algumas das vantagens de ser sénior. Assim, o voluntariado é uma tendência natural e crescente e essa responsabilidade cívica aumenta a sensação de envolvimento na comunidade.
* Estudar Nunca é tarde para aprender. Ser sénior pode ser o momento ideal para cumprir o sonho de estudar. Além disso, um estudo revela que alunos seniores têm menos sintomas de depressão ou ansiedade. 

Ser sénior é ser culturalmente ativo

A participação em atividades como a música, o teatro ou a literatura torna as pessoas mais felizes e saudáveis. Além disso, previne cenários de demência, diminui a possibilidade de depressão e potencia as atividades cognitivas e intelectuais, defende um estudo.


Mais Artigos