2017.12.05

Tradições com saúde: sugestões para uma consoada saudável

​Conheça algumas sugestões simples e práticas que vão tornar as típicas receitas de Natal em versões mais saudáveis, evitando assim os excessos da consoada.

Filhós, arroz doce, pudim, farófias, rabanadas, azevias, coscorões, pastéis de bacalhau. As tentações de Natal são muitas e a possibilidade de excessos elevada. Mas está nas suas mãos optar por tradições com saúde e por uma consoada saudável, mantendo os pratos tradicionais sem os desvirtuar. A estratégia passa por reduzir ou substituir alguns ingredientes e ajustar a confeção de forma a valorizar a componente nutricional das receitas. Aposte numa dieta saudável e tenha uma consoada saborosa, com saúde e menos calórica.

Reinvente as receitas

A imaginação é um dos maiores trunfos da culinária. E se a isso se juntar moderação e escolhas mais saudáveis e conscientes, vai ter um Natal mais positivo. Eis alguns conselhos úteis que pode utilizar nas suas receitas:

> Utilize leite magro em vez das versões meio-gordo ou gordo, isso vai reduzir a carga calórica; 
> Substitua as natas por iogurtes naturais magros;
> Reduza a quantidade de açúcar ou substitua-o por adoçantes naturais como a canela ou a stevia, muito menos calóricos e mais saudáveis;
> Em vez de utilizar muitas gemas nas receitas, substitua parte delas por claras pois estas contêm menos gordura, calorias e colesterol. Além disso, têm uma ação benéfica para a pele, músculos e coração.
> Substitua o sal por ervas aromáticas e especiarias. Ao fazê-lo, torna a receita mais saudável, pois o elevado consumo de sal está fortemente relacionado com a hipertensão arterial.

Nos fritos, utilize azeite

Se não resiste ao apelo dos fritos, opte por utilizar azeite em substituição do óleo, gordura que, segundo a Associação Portuguesa de Nutrição, é rica em ácidos gordos monoinsaturados o que permite a resistência a temperaturas até aos 180 ºC sem se degradar. Pode também optar por utilizar azeite na confeção de bolos e biscoitos como substituto da manteiga, margarina e óleo, uma alternativa muito mais saudável e igualmente saborosa.

Sopa, um início de refeição mais saudável

Tradição tipicamente portuguesa, comer sopa no início da refeição pode ter uma série de benefícios. Faça-o também na noite de Natal e aposte em ingredientes hortícolas como feijão, ervilha ou grão, em detrimento da habitual batata. Estudos comprovam que comer sopa permite evitar um maior aporte calórico, promovendo a saciedade por mais tempo, sendo também uma fonte de vitaminas, fibra, minerais e antioxidantes comparativamente com outras entradas típicas da consoada.

Substitua os doces por frutos secos

Sim, qualquer consoada que se preze tem doces na mesa, mas este ano opte por reduzir as bolachas, os bolos e os aperitivos em favor de passas, ameixas, figos ou alperces secos. Desta forma vai ter uma ceia de Natal mais saudável comparativamente com as vasta oferta da doçaria típica. Ainda assim, coma com moderação.


Mais Artigos