2017.12.20

Solidariedade Humana: fazer o bem faz bem à saúde

Os benefícios da solidariedade para a saúde

Um estudo da Universidade de Exeter revela como o voluntariado pode ser bom para a saúde. Um estudo de 2012 indica que pessoas que fazem voluntariado de forma regular tendem a viver durante mais tempo, mas apenas quando motivadas pelo altruísmo. Dar algo aos outros, de forma individual ou através de uma organização ou instituição de caridade, pode servir para ganhar experiência no trabalho e ampliar os círculos sociais.

 

Mas os efeitos das boas ações vão mais além

Fazer voluntariado poderá também ajudar a reduzir os fatores de risco cardiovascular. Um estudo da Jama Pediatrics revelou uma descida nos níveis de colesterol em adolescentes que realizaram trabalho voluntário semanal com crianças em idade escolar. Este estudo mostra que o grupo de jovens em regime de voluntariado aumentou os níveis de empatia diminuindo em simultâneo o risco cardiovascular ao longo do tempo. O menor risco de sofrer doenças cardiovasculares também se aplica aos adultos, resultado esse que foi analisado num estudo publicado na Revista Psychology and Aging, onde pode ler-se que “adultos que fazem voluntariado regularmente têm menos probabilidade de desenvolver hipertensão arterial do que os não voluntários”.
Para além disso, fazer voluntariado pode ajudar a melhorar a saúde porque faz com que se sinta melhor consigo mesmo. A par da satisfação e do reconhecimento próprio, fazer voluntariado tem efeitos positivos na saúde pública. Defendido pelas Nações Unidas e pelos governos americanos e europeus como forma de envolver as pessoas nas suas comunidades locais, o voluntariado traz potenciais benefícios para a saúde pública, melhorando o bem-estar e diminuindo as desigualdades na saúde.


Formas de ser solidário

A Universidade de Exeter revela alguns dados relativos ao voluntariado em todo o mundo. Segundo esta instituição, a taxa de adesão ao voluntariado nos adultos ronda os 22,5% na Europa, 36% na Austrália e 27% nos EUA.
De acordo com um estudo sobre voluntariado, feito pela Fundação Eugénio de Almeida, os portugueses estão um pouco abaixo da média europeia no que toca ao trabalho voluntário. Porém, de forma geral, os números têm vindo a aumentar.
Quer aumentar as estatísticas? A Bolsa de Voluntariado tem mais de 41.500 voluntários registados e mais de 2.000 instituições onde pode encontrar projetos de voluntariado que possam ser do seu interesse e que consiga encaixar na sua rotina. E por que não envolver-se mais nas atividades da sua comunidade? Procure informações na sua Junta de Freguesia e faça bem aos outros e a si mesmo!


Mais Artigos