2017.12.04

Sinusite: Respire melhor no inverno

A sinusite é uma doença comum e que causa bastante incómodo. Saiba o que fazer para melhorar a sua qualidade de vida.

Trata-se de uma doença que afeta as vias respiratórias superiores, e cujos sintomas vão desde a congestão nasal, a dores faciais e a dores de cabeça. Conheça alguns conselhos para evitar estes desagradáveis sintomas e conseguir respirar melhor.

O que é a sinusite?

É uma inflamação dos seios perinasais que pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos.

A sinusite surge muitas vezes associada à rinite, a qual provoca uma constante obstrução das vias aéreas superiores. Muitos especialistas defendem que a sinusite aparece como complicação da rinite. Segundo a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), casos de rinite mal controlados podem evoluir para sinusite ou até mesmo para a asma. Assim, em muitas situações, esta doença é chamada de rinossinusite e os sintomas são tratados em conjunto.

Sintomas

A inflamação dos seios perinasais pode ser causada por alergias respiratórias, ou por infeções virais, (constipação ou gripe). A origem da sinusite pode também estar relacionada com reações às alterações das condições climatéricas (muito frio ou baixa humidade), e pode ainda estar relacionada com traumatismos nasais ou desvios do septo nasal.

Principais sintomas:

- Congestão nasal;
- Dores de cabeça;
- Dores faciais;
- Fraqueza e/ou fadiga;
- Tosse noturna;
- Febre baixa.

De acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, como a sinusite é tratada de forma diferente consoante as suas causas, é fundamental diferenciar a sinusite  aguda da sinusite crónica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a sinusite aguda de causa alérgica tende a diminuir sem ser necessário tratamento específico, mas a sinusite crónica, poderá exigir o recurso a medicação específica. Deverá sempre consultar o seu médico.

Respire melhor no inverno

Existem algumas medidas que podem ser tomadas de forma a prevenir e diminuir os sintomas:

- Beber líquidos;
- Assoar-se regularmente e utilizar soluções salinas para lavagem nasal;
- Evitar ar muito frio e húmido ou ar muito seco;
- Recorrer a medicação sempre sob orientação médica.


Mais Artigos