2017.10.12

Saúde visual: 5 sintomas que não deve ignorar

Conheça os cinco principais sintomas que não deve ignorar a bem da sua saúde visual e que estratégias deve utilizar para prevenir a saúde dos seus olhos. 

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, cerca de 40% da população portuguesa sofre de doenças oculares, desde a diminuição da acuidade visual até à cegueira. Para prevenir a saúde visual, esteja atento aos sintomas que os seus olhos apresentam e recorra sempre a um oftalmologista. Saiba quais são as alterações de visão mais frequentes e os sintomas que não deve ignorar.

1. Olhos vermelhos
Sintoma que pode ter várias origens: desde lesões que causam irritação e ardor, inchaço dos vasos sanguíneos, alergias oculares ou uma consequência do olho seco. Em caso de situação aguda, pode estar relacionado, por exemplo, com inflamações intraoculares, glaucoma ou lesões na córnea.

2. Perda da acuidade visual
É uma das causas mais recorrentes de urgência em oftalmologia e pode comprometer irreversivelmente a saúde visual. Em caso de começar a registar uma visão “enevoada” ou perder capacidade de visão, não hesite em consultar um oftalmologista. Estes sintomas podem indiciar problemas como catarata ocular, glaucoma, oclusão vascular retiniana, descolamento de retina ou neuropatia ótica.

3. Dor ocular
Desconforto que resulta de uma lesão, sendo particularmente importante para o diagnóstico saber a sua localização, sintomatologia e intensidade. Este último fator pode ser proporcional à sua gravidade. Este tipo de sintoma pode significar uma inflamação como a uveíte, glaucoma agudo, lesão da córnea ou conjuntivite.

4. Redução da visão periférica
Por vezes, mesmo sem prejuízo para a visão central, a perda de visão periférica prejudica a saúde visual nomeadamente na captação de movimento. É um sintoma que pode significar glaucoma ou rinopatia diabética.

5.Ferimento ocular
O trauma ocular coloca em sério risco a saúde visual e pode derivar de uma pancada, presença de um corpo estranho ou contacto com um produto químico e implicar perda da acuidade visual e dor.

Prevenir a saúde visual

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) aconselha a examinação dos olhos por um oftalmologista com frequência para prevenir a saúde visual. No caso de um adulto saudável, recomenda-se, pelo menos, «um exame oftalmológico entre os 20 e os 40 anos, desde que não surjam sintomas». Já aos diabéticos ou portadores de doenças que consistam um fator de risco para problemas oculares, a SPO recomenda uma consulta por ano. Após os 40 anos, o exame médico aos olhos deve ser feito de dois em dois anos nas pessoas saudáveis. Além disso, recomenda-se o uso de óculos escuros em caso de elevada exposição à luz solar, moderar a exposição aos ecrãs, fazer uma alimentação equilibrada, exercício físico e não fumar.


Mais Artigos