2017.06.04

As refeições ao ar-livre fazem bem à sua saúde

É verão! Está oficialmente aberta a época do piquenique. Descubra os benefícios das refeições ao ar livre e recheie a sua cesta de alimentos deliciosos e saudáveis

Sinopse Melhora a saúde respiratória, promove a absorção de vitamina D, reduz a ansiedade e o stress, contribui para a qualidade do sono, promove a atividade física e o bem-estar psicológico. A lista de benefícios associados ao ar livre é extensa. E se considerar a importância das refeições em família para fortalecer os laços e a comunicação, como revela este estudo, existem razões de sobra para almoçar lá fora. No verão estão reunidas as condições para obter todos os benefícios destes dois mundos - ar livre e família – e ainda adicionar um terceiro: alimentação saudável. Siga o nosso guia e desfrute das refeições ao ar livre.

Refeições ao ar livre: Menu certo

Esqueça os salgadinhos, os bolos e as batatas fritas. A Natureza é o local certo para saborear alimentos saudáveis e nutritivos. Troque estes snacks por frutos secos sem sal ou legumes crus cortados aos palitos (cenoura, aipo, curgete) ou tomates cherry. Se não abdica das sanduíches, experimente inovar incluindo húmus (pasta de grão), atum em azeite ou frango desfiado com alface e tomate ou legumes salteados. As sardinhas em lata são uma boa opção, tanto pela facilidade de conservação, como pelo valor nutritivo. Em alternativa, as saladas compostas, com base de massa, cuscus ou arroz, permitem criar um prato completo. Tempere-as só no momento de consumir.

Minimizar os riscos

O calor favorece a deterioração dos alimentos e a proliferação de microorganimos que podem gerar infeções e problemas digestivos. Prefira alimentos que toleram bem o calor e mantenha o piquenique bem fechado num saco térmico. Evite alimentos mais suscetíveis ao calor como: molhos com iogurte ou maionese, alimentos mal cozinhados (carne, ovo, peixe), marisco, fiambre, quiches, iogurtes, sobremesas lácteas e bolos com creme ou gelatinas, recomenda a Associação Portuguesa de Nutricionistas.

Combater a sede

A água deve ser a bebida de eleição, uma vez que, é a melhor forma de manter toda a família hidratada. Para além da versão pura, pode aromatizar água com folhas de menta e rodelas de limão ou preparar infusões para servir frias. À sobremesa aposte na fruta fresca e da época. O verão é especialmente rico em fruta – pêssegos, morangos, melão, melancia, uvas – e irá agradar a toda a família. Além de naturalmente doce e nutritiva, a fruta também é um dos alimentos que hidratam, ideais para os dias quentes ao livre.

Dia P

Chegou o dia do piquenique! Certifique-se de que toda a comida que preparou está bem acondicionada e protegida do calor. Caso não tenha a certeza de ter água no local, previna-se com uns toalhetes húmidos para que todos possam limpar as mãos antes da refeição. Escolha um local à sombra ou coloque toldos para se proteger do sol. Desafie os mais novos (e os mais velhos) a pensar em atividades que envolvam toda a família e divirta-se.

As refeições ao ar livre são a oportunidade perfeita para desligar o telemóvel, conviver junto da natureza e comer alimentos saudáveis. Um programa familiar perfeito.


Mais Artigos