2017.11.02

Como reconhecer a pneumonia e como proteger-se

A pneumonia é uma doença respiratória que afeta cerca de 12 pessoas por cada 1000 habitantes, todos os anos. Os dados são da Sociedade Portuguesa de Pneumologia que alerta para cuidados especiais em crianças e idosos. Os sintomas podem, em muitos casos, ser confundidos com outras infeções respiratórias pelo que é de extrema importância saber reconhecer os sinais de alerta e procurar ajuda o mais rapidamente possível. Mas antes disso, o segredo está nas medidas de prevenção, que podem passar pela alteração de alguns hábitos.

Pneumonia ainda mata

A European Respiratory Society, a propósito do Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais, em novembro do ano passado, declarou que continua a ser a principal causa única de morte em crianças menores de 5 anos fora do período neonatal, causando quase um milhão de óbitos por ano. Contudo, desde 2000, que o número anual de morte de crianças com esta doença diminuiu para metade, existindo planos para que este número possa ser cada vez menor.

De acordo com a Direção Geral da, que cita dados da Organização Mundial de Saúde, a doença mata três milhões de pessoas por ano, afirmando ainda que é a principal causa de mortalidade respiratória em Portugal Continental.

Conhecer a pneumonia

É uma infeção do pulmão (que afeta os alvéolos) e pode ser causada por bactérias, fungos, vírus e outros micro-organismos.  A Organização Mundial de Saúde reforça que continua a ser uma das principais causas de internamento, alertando para o facto de os sintomas poderem variar substancialmente, dependendo da categoria de organismo infetante e severidade da infeção, mas que é importante saber reconhecer alguns sintomas:
- Arrepios de frio;
- Febre;
- Tosse (com ou sem expetoração);
- Dificuldades respiratórias ou falta de ar;
- Cansaço;
- Dor no peito, cabeça e dores musculares;

Prevenir a pneumonia

A prevenção é a palavra chave no que toca à pneumonia e outras doenças respiratórias. Torna-se assim importante evitar frequentar locais e ambientes poluídos, não fumar e passear ao ar livre. Nunca é demais lembrar que a manutenção de um estilo de vida saudável, com uma dieta adequada e a prática de exercício físico regular tem também uma grande influência na prevenção de doenças respiratórias.

Vacinação: A Associação Respira, reforça a necessidade de alteração do estilo de vida para prevenir a doença e relembra  que a vacinação para a gripe é uma boa forma de prevenção,isto porque a gripe pode facilitar o aparecimento da pneumonia. Assim, todas as pessoas com mais de 65 anos (assim como todos os grupos de risco) devem fazer a vacina da gripe sazonal, todos os anos, de forma gratuita. A vacinação antipneumocócica (para a pneumonia) deve ser tida em consideração para pessoas com 65 ou mais anos de idade, com fatores de risco (fumadores, por exemplo) e condições médicas subjacentes (doenças crónicas cardiovasculares, diabetes mellitus, insuficiência renal crónica, entre outras).


Mais Artigos